Sonhar com Chuva – Significado do Sonho

Ela limpa o ar, garante a vida de animais e plantas, mas pode ser extremamente nociva. Veja o que significa sonhar com chuva.

A chuva é um símbolo de fertilidade e purificação, na medida em que representa as forças do planeta para a continuidade da vida. Em algumas mitologias, ela representada como o sêmen dos deuses. Água significa força, limpeza e cura, tomando um caráter sagrado em diversas civilizações. Sonhar com chuva está relacionado a todos estes significados.





Diversos povos antigos imaginavam a atmosfera como um elemento que separava “as águas superiores das inferiores”. As estrelas seriam buracos no firmamento (com o sentido de sólido, firme) e, em algumas situações, as águas superiores eram derramadas sobre a Terra.

O Egito, um dos maiores impérios da Antiguidade, é sempre considerado “a dádiva do Nilo”; em alguns períodos do ano, as chuvas concentradas principalmente nas nascentes do rio inundam as margens, trazendo húmus, um importante adubo para as plantações.

Porém, apesar dos benefícios, a chuva pode trazer sérias complicações. Em excesso, ela prejudica a agricultura e a pecuária, invade e destrói aldeias e cidades. Esta dualidade motivou religiões, literatura, cinema, etc. E também está presente nos significados de sonhar com chuva.

sonhar com chuva

Significado de Sonhar com Chuva

A chuva simboliza o feminino, em oposição ou complementação ao Sol. Com exceção do Japão, que tem uma deusa-sol, Amaterasu; os imperadores do país se declaram descendentes da divindade, e da Alemanha, que consideram o substantivo feminino – Die Sonne, todos os demais idiomas e culturas admitem o Sol como o princípio masculino.

Sonhar com chuva – especialmente quando ela está sendo observada através de uma janela, sem riscos para o sonhador – indica proteção e graça. As precipitações mais fortes, porém (especialmente quando nuvens baixas impedem a visualização de construções e montanhas), são um símbolo para a tristeza e as lágrimas.

A chuva através de uma vidraça, no sonho, é sinal de fartura e apoio dos amigos e familiares. No entanto, se ela vem acompanhada por raios e trovões, pode indicar problemas financeiros ou de saúde. O burilar da chuva em um telhado, por outro lado, indica a chegada de pequenos prazeres e alegria para todos os membros da família.

Os raios e trovões que acompanham a chuva também pressagiam a chegada de problemas financeiras. É preciso renunciar, ao menos por determinado período, a investimentos de alto risco, poupar e adiar os projetos para a aquisição de bens de alto valor.

Se você sonhou que estava tomando chuva, existem duas interpretações: uma chuva de verão, em um dia muito quente, representa limpeza espiritual. Em um dia frio, principalmente se não há iluminação natural, indicam problemas à vista. Proteger-se de uma tempestade é sinal de que é preciso equacionar melhor as dificuldades.

As chuvas fracas – como as garoas dos paulistanos – apontam para a necessidade de sair um pouco da rotina, procurar algumas diversões e a companhia mais frequentes dos amigos. Chuvas fortes também são um bom presságio: sua vida sofrerá mudanças para melhor.

Inundações e dilúvios, em especial quando vêm acompanhadas por destruição, significam incontestavelmente que haverá desavenças em casa. No entanto, este não é um augúrio totalmente negativo: depois das turbulências, a paz domestica será restabelecida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *