Sonhar com Macaco – Significado do Sonho

O animal é um símbolo do inconsciente em todos os aspectos. Confira o que significa sonhar com macaco.

No Extremo Oriente, o macaco está associado à sabedoria, inteligência, agilidade e capacidade de doação. Entre os povos da América Central pré-colombiana, ele estava ligado às artes e ciências. Para os primeiros artistas cristãos, nosso primo próximo é um símbolo da degradação do ser humano pela lascívia e a luxúria. Sonhar com macaco pode ter qualquer uma destas representações.



Existe uma representação muito comum do macaco, surgida há mais de 300 anos, no Japão (mas pode ter sido criada ainda no século VIII): são três espécimes, também chamados de micos místicos, cobrindo os olhos, os ouvidos e a boca. Eles representam o provérbio “não veja o mal, não ouça o mal e não divulgue o mal”.

A origem destes três macacos está em um templo xintoísta em Nikkô, uma pequena cidade fria e montanhosa (16 mil habitantes) situada ao norte de Tóquio. O animal teria sido escolhido para representar a evolução do homem e, em sonho, ele representa a jovialidade, mas também a ambição, a loucura e a imitação.

sonhar com macaco


Significado de Sonhar com Macaco

Sonhar com macaco apresenta aspectos positivos e negativos. No sentido positivo, os animais representam liberdade e inspiração. No reverso da moeda, porém, eles indicam traição, trapaças, sexualidade exacerbada e egocentrismo. Quem já visitou um zoológico sabe que os macacos são especialistas em autoexibição.

Seja como for, um macaco em sonho sempre simboliza algo sobre a nossa vida íntima. O animal pode simbolizar a necessidade de manter a própria integridade, ser fiel aos ideais. Sonhar com um macaco com fisionomia humana indica que é necessário identificar a natureza animal, condição indispensável para o desenvolvimento emocional e espiritual: o sonho representa a superação dos instintos e a entrada em um aspecto superior da vida.

Mas o sonho com macacos também pode ser um símbolo de que as condições de existência estão fora de controle. Os animais surgem desempenhando atividades humanas (como cozinhar ou dirigir um automóvel) e o rosto traz um aspecto de malignidade.

O macaco também pode simbolizar um lado mais engraçado e descontraído. Se ele surgir assim no sonho, é um indicativo para que você dê chances para ficar mais relaxado, menos concentrado nos problemas, que podem aparecer a qualquer momento. Concentrar demasiadamente a atenção nas limitações pode ser um fator que limita a realização pessoal e profissional.

Amor e sexo

Um sonho com macacos pode estar relacionado à nossa vida sexual, especialmente quando eles manipulam os genitais. Animais adormecidos ou adoentados indicam um exercício inadequado da sexualidade, por moralismo, falta de aceitação dos impulsos e desejos ou uma rotina diária demasiadamente rígida.

Mais uma vez, é necessário proceder a uma autoanálise para verificar os pontos que precisam ser modificados ou atenuados. Isto não significa que sonhar com macaco é uma licença para um comportamento licencioso e inadequado. Este extravasamento da sexualidade indica mudanças, mas elas devem ser pautados pela responsabilidade – e também pelo cultivo dos sentimentos.


Um comentário em “Sonhar com Macaco – Significado do Sonho

  1. A minha tia da escola ela disse que sonhava com dois macacos grades que eles queriam comer ela para onde ela ia os macacos estava.é comum a pessoa sonhar com macacos sempre só mais uma perguntinha é comum as crianças sonharem com macacos grandalhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *