Sonhar com Rio – Significado do Sonho

“O rio é um fio de inspiração”, sempre em movimento. Descubra o que significa sonhar com rio.

As maiores civilizações antigas se desenvolveram junto a grandes rios. O Antigo Egito é considerado ainda hoje como “a dádiva do Nilo”. A Mesopotâmia (o termo significa “terra entre águas”) conheceu o florescimento dos sumérios, caldeus, assírios e babilônios (e foi ocupada por gregos e persas). Arquetipicamente, o rio representa a prosperidade, mas é preciso cuidado.





Sonhar com rio traduz a possibilidade da colheita, mas a cheia das águas também aponta para alagamentos e desalojamentos. A água, dona da vida, pode chegar com delicadeza ou violência, trazendo fartura ou prejuízo, alegria ou tragédia.

sonhar com rio

Significado de Sonhar com Rio

Água é um elemento masculino, mas o rio sempre representa o curso da vida da pessoa. Sonhar com rio, portanto, é um símbolo dos rumos que a vida do sonhador está tomando. Tudo depende de circunstâncias acessórias, como a qualidade da água, as substâncias e objetos que ela carrega, etc.

Sonhar com um rio com muitos afluentes indica problemas à vista. Na natureza, um rio precisa se adaptar aos novos elementos que recebe dos seus tributários. O sonhador também precisa se adaptar às circunstâncias que a vida traz.

Estas dificuldades, no entanto, são passageiras – na verdade, são simples correções de rota. Se, ao sonhar com rio, as águas novas que vêm somar ao “caminho que leva ao mar” se mostram limpas, pode se alegrar: apesar dos problemas e desafios, tudo dará certo.

O mesmo não se pode dizer do sonho com um rio de águas barrentas, poluídas ou cheias de lixo. Estes são sinais de sérias dificuldades: o sonhador pode estar próximo a facear sérias dificuldades – ou simplesmente não se vê dotado de recursos para superar os obstáculos.

+ Leia: Sonhar com Água Suja – Significado do Sonho

O movimento das águas é igualmente revelador. Sonhar com um rio de águas plácidas indica que a vida segue sem surpresas, sem problemas que possam prejudicar as atividades e projetos que estão sendo tocados. Águas agitadas são augúrio de sérias dificuldades, afloradas principalmente no círculo familiar ou entre os amigos mais próximos.

Sonhar com um rio saindo dos seus limites é uma séria advertência: a água que invade as margens é uma indicação de que o sonhador está planejando “um passo maior do que a perna”. Vale a pena fazer uma avaliação crítica, para trazer as ambições e projetos para o limite do viável, do exequível.

+ Confira: Sonhar com Afogamento – Significado do Sonho

Caso o nível do rio estive baixo, ou, no sonho, for visualizado apenas um leito seco, previna-se: uma época de “vacas magras” está se aproximando. Este é um grave sinal para que não sejam contraídas dívidas de longo prazo, nem gastos desnecessários: neste caso, o sonhador está prestes a passar por um período de poucos recursos financeiros.

Sonhar que está caindo em um rio indica que as relações mais próximas estão chegando a um período crítico: é um momento de acautelar-se e não se envolver em conflitos. Porém, o sonho em que voluntariamente pulamos em um rio indica que já ultrapassamos o break even point: precisamos avaliar e, se for o caso, pedir desculpas: vão os anéis, ficam os dedos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *