Sonhar que Está Dirigindo – Significado do Sonho

Estar no comando é a ambição de muitas pessoas. Confira o significado de sonhar que está dirigindo.

O desejo de poder é inerente à maioria das pessoas. Esta ambição, em si mesma, não é negativa, nem positiva – tudo depende do destino que será dado ao poder obtido, que pode ser usado para “fazer guerra e promover a paz”. Sonhar que está dirigindo é a representação desta aspiração que, em última análise, conduziu a humanidade ao topo da escala zoológica.



O sonho reflete também interesses, necessidades e desejos. Um lavrador que sonha estar dirigindo um trator revela a ânsia por uma colheita farta. A motivação, entretanto, pode ser mais fútil: muitas pessoas veem num carro um símbolo de status, um objeto que despertará a inveja alheia.

sonhar que está dirigindo

Significado de Sonhar que Está Dirigindo

O que significa dirigir? São muitas as interpretações. Por exemplo, autonomia, capacidade para definir rotas e conduzir os semelhantes, controle do destino e da maneira de chegar a ele. Tudo isto está presente no sonho de estar dirigindo.


Sonhar que está dirigindo anuncia a chegada do momento certo para vencer os medos, arriscar e superar obstáculos. Em outras palavras, este sonho indica que a nossa vida está em nossas mãos. A maneira de se arriscar, no entanto, precisa ser cuidadosamente avaliada.

Sonhar que está dirigindo um veículo fechado (automóvel, caminhão, etc.) revela que o sonhador está sob a proteção de seres superiores (a identificação destas entidades depende das crenças de cada um). Esta proteção, contudo, deve ser partilhada, já que há espaço para conduzir amigos e familiares, com segurança, ao destino almejado.

Em algumas ocasiões, no entanto, sonhar que está dirigindo um carro grande, para uso coletivo (como um ônibus ou caminhão), pode indicar que as responsabilidades assumidas estão sendo excessivas. É necessário fazer uma pausa para reflexão e verificar o que pode ser “desembarcado”, isto é, separar o que é apenas acessório do que realmente é importante na vida.

Alguns veículos, no entanto, transportam apenas um passageiro: é o caso das motocicletas, por exemplo. Sonhar que está dirigindo uma moto, porém, não revela necessariamente personalismo ou individualismo exacerbado.

Mais frequentemente, o sonho aponta para o desejo de liberdade, de “ir além do horizonte”. Quem já sentiu o vento batendo no rosto durante um passeio de moto reconhece muito bem este sentimento totalmente válido.

A via em que se transita também diz muito. Sonhar que está dirigindo em uma estrada de terra, enlameada ou esburacada anuncia problemas e obstáculos, que se apresentarão em breve; uma avenida congestionada indica que muitas pessoas invejosas estão tentando atravancar o caminho; uma rodovia larga e livre, que o momento é ideal para iniciar novos episódios da vida em todos os sentidos: pessoal, amoroso, profissional e familiar.

Em muitas culturas, um carro é sempre o símbolo do Sol, a divindade dispensadora da vida. Para dirigi-lo, é preciso ter muita habilidade, destreza e até audácia. Por outro lado, o carro, para o Budismo, representa a dissociação (ou ego): é, ao mesmo tempo, veículo, condutor e animal de tração. Esta divisão, que também ocorre quando estamos dirigindo, seria a fonte da insatisfação e, consequentemente, da infelicidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *