Sonhar que Está Perdendo os Dentes – Significado do Sonho

Eles significam sorriso e mordida. Sonhar que está perdendo dentes indica problemas nas duas áreas.

Um sorriso traduz sentimentos positivos, satisfação no encontro e prazer. Por outro lado, a nossa natureza selvagem ainda está muito presente, especialmente em nosso íntimo: os dentes representam a força, a capacidade de submeter o adversário. Sonhar que está perdendo os dentes aponta dificuldades na manutenção do poder, da aparência e da estrutura.





Perder os dentes também significa indiretamente perder a juventude e a força. Trata-se de um símbolo de castração: é a exaustão da energia vital, em contraposição à virilidade. Os dentes também estão relacionados à capacidade de sobrevivência: sem eles, não conseguimos nos alimentar de maneira adequada.

sonhar que está perdendo os dentes

Significado de Sonhar que Está Perdendo os Dentes

Sonhar que está perdendo os dentes pode indicar temores sobre o próprio desempenho sexual. O significado real, no entanto, depende das circunstâncias: perder os incisivos (que prendem os alimentos) é sinal de dificuldade de aproximação, de ampliação do círculo de amizades; perder os molares pode significar medo de cultivar amizades, afetos e amores.

Quando estamos fatigados ou estressados, sonhar que estamos perdendo os dentes é relativamente comum. A experiência onírica revela a necessidade de descanso, meditação sobre os rumos que a vida está tomando: é o inconsciente pedindo uma pausa, um momento dedicado mais para a reflexão do que para a ação.

Os dentes são uma representação simbólica do nosso patrimônio (não necessariamente material). Perder os dentes no sonho aponta para a insegurança, para a possibilidade real ou imaginária de ficarmos isolados, sem ter para quem recorrer nas situações de carência, ou de perdermos a estabilidade (emocional ou financeira).

Decisões erradas, geralmente tomadas sem a necessária avaliação das consequências, igualmente geram os sonhos com perdas de dentes. As ações podem ter efeitos mínimos (como escolher a cor errada para uma parede) ou representar sérios prejuízos (como trocar de emprego sem avaliar prós e contras pausadamente).

+ Leia também:

No entanto, perder os dentes de leite no sonho (e, neste caso, não importa a idade do sonhador) reflete a aproximação de um momento axial na vida, em que novas rotas serão abertas em breve; para que isto aconteça, no entanto, é necessário renunciar a algumas atitudes e hábitos.

O local onde os dentes caem também apresenta carga simbólica. Quando, no sonho, o dente cai no chão, é sinal de que perdas e luto estão se aproximando. Na vida, porém, estamos sempre perdendo, mas às vezes é preciso perder para poder avançar. Em uma interpretação inversa, um dente caído diretamente nas mãos aponta para “nascimentos”: a realização de um desejo antigo, o encontro de um novo amor.

Sonhar que está perdendo todos os dentes ao mesmo tempo, apesar de parecer uma premonição macabra, tem sentido completamente diverso: o sonho indica vida longa, que irá superar a jornada de todos os parentes e amigos próximos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *