Sonhar que Morreu – Significado do Sonho

A morte é um dos temas mais controversos no Ocidente. Confira o que significa sonhar que morreu.



Para a maioria das pessoas, sonhar que morreu é uma experiência muito pouco agradável. Para quase todos nós, a morte significa separação e incerteza, perda da convivência com parentes e amigos. Mas a morte não é tão feia como pintam.

Em um sentido mais amplo, todo fim de ciclo pode ser interpretado como morte: o fim da infância, o ingresso na faculdade ou no mercado de trabalho, o casamento, nascimento do primeiro filho, etc. Desta forma, morrer é uma necessidade para seguir avançando no desenvolvimento pessoal.

Sonhar que morreu, portanto, pode indicar a necessidade de deixar o “homem velho” para trás, para que seja possível ver emergir o “homem novo”. O sonho indica quase sempre a aproximação de novas experiências e pode ser um alerta para que o sonhador se precavenha, munindo-se dos recursos necessários para o êxito na nova etapa.


sonhar que morreu

+ Confira também: Sonhar com Morte – Significado do Sonho

Significado de Sonhar que Morreu

Sonhar que morreu implica sempre uma forte desagregação. Da mesma forma que ocorre na morte física, em que devolvemos à natureza os elementos que constituíram o nosso corpo, a própria morte no sonho pode apontar para a necessidade de abandonarmos velhos hábitos que já não são mais úteis para a nossa jornada de conhecimento.

A morte faz parte do “contrato da vida”: diz um dito popular que a única certeza que temos é a morte. Tudo o que se situa no intervalo entre nascimento e falecimento pode ser alterado por certos fatores, mas a morte virá, serena ou trágica, a seu tempo –, ou antes dele, quando nós não conseguimos dar valor às oportunidades que se apresentam no dia a dia.

Dificilmente, porém, sonhar que morreu possui um caráter profético. O sonho pode apenas significar o medo – justificado ou não – de perder a vida. Em pacientes terminais, também indica a resignação ante um fato praticamente consumado.

Na imensa maioria dos casos, porém, sonhar que morreu é uma experiência relacionada a mudanças, transformações, descobertas, novas aquisições e autodesenvolvimento. Estas alterações no roteiro da vida devem ser consideradas como benéficas, apesar de, muitas vezes, chegarem envolvidas em uma série de desafios.

Neste caso, o sonho com a própria morte pode ser um alerta para que nós reunamos as nossas melhores energias, no sentido de colher os melhores resultados nas aventuras que a vida está preparando para breve, que alterarão significativamente o nosso panorama rotineiro.

Sonhar que morreu, por outro lado, pode ser um sinal de nossos temores e receios. Alguns deles são naturais: mudar-se para outra cidade, casar-se, ter um filho, dar início em um novo emprego, são experiências que naturalmente fazem a nossa ansiedade explodir.

Estes medos, no entanto, não podem ser paralisantes: eles não podem impedir a nossa capacidade de ação. Em situações mais brandas, sonhar que morreu aponta para insegurança e falta de confiança nos próprios méritos e potenciais. Neste caso, é preciso proceder a uma séria autoanálise e aceitar os novos desdobramentos da vida, que sempre chegam, independentemente da nossa vontade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *