Sonhar com Água – Significado do Sonho

Origem da vida, a água está relacionada a diversos fatores da vida. Veja o que significa sonhar com água, esse que é o líquido mais precioso do mundo.



Para muitas civilizações antigas, a água era o elemento primordial, do qual foi gerada toda a criação. Ela oferece também outras interpretações: é o símbolo da mobilidade (Peixes, o terceiro signo de água do horóscopo, move-se para frente e pra trás, para cima e para baixo), da transformação, purificação e limpeza.

Fonte de origem da vida, a água representa a fecundidade: antes de nascermos, nós (e todos os mamíferos) passamos meses imersos em líquidos, protegidos e nutridos no ventre materno. Na cultura Iorubá, Oxum, a “doce mãe desta gente morena”, é a orixá protetora das águas doces, da concepção e da gravidez. Por extensão, a água é também símbolo da prosperidade.

O nascimento representado pela água pode ser espiritual: “quem não renascer da água e do espírito não poderá entrar no Reino dos Céus”, afirma o Evangelho segundo João. Por analogia, a limpeza está relacionada à cura e à libertação.


No antigo Egito, Num, o mais antigo deus, era representado pela água. Seus atributos eram a turbulência e a escuridão. Nas muitas mitologias, o líquido é quase sempre um elemento benéfico, mas ele pode trazer chuvas, inundações e muito prejuízo: é preciso honrá-lo e temê-lo, para que o “rio da vida” siga sem grandes problemas.

sonhar com água

Significado de Sonhar com Água

O estado líquido pode apresentar várias características: calmo, agitado, turbulento, caudaloso. Ao mesmo tempo, de acordo com a Física, a água é o solvente universal. Isto significa que ela reage com outras substâncias. O significado de sonhar com água depende de como ela está se comportando na experiência onírica.

Sonhar com água agitada é uma advertência: é necessário tomar cuidado nas decisões, não ser impetuoso. É igualmente um sinal para refrear as emoções e preocupar-se com as pessoas ao redor. Sem isto, conflitos pessoais e profissionais poderão se instalar no curto prazo.

A água tranquila, por outro lado, como a de um lago, significa harmonia e bom relacionamento familiar. Sonhar com a água em movimento indica a proximidade de uma viagem ou, mais intimamente, a conquista de uma importante transformação pessoal.

Ao observar um rio ou lago, o sonhador pode ter problemas se a água estiver barrenta ou amarelada: é sinal de prejuízo financeiro ou de problemas nos projetos pessoais. A água corrente cristalina, entretanto, especialmente quando é visualizada em uma cascata ou corredeira, indica boas condições de saúde, inclusive para as pessoas que são objeto de preocupação do sonhador.

Derrubar água em um sonho (por exemplo, deixar cair um copo cheio, ou observar um vazamento) simboliza a perda de oportunidades. Você pode estar desperdiçando a possibilidade de obter um emprego estável e bem remunerado, ou mesmo de cativar um novo amor.

Mesmo com o noticiário bombardeando com informações sobre enchentes e inundações, sonhar com a casa invadida pela água indica que prejuízos financeiros estão a caminho. Se ela apenas atravessa os ambientes, no entanto, representa o inverso, além de purificação para todos os membros da família.

Na vida real, a água quente representa aconchego. Quem sonhar com água quente, porém, precisa se preparar com problemas materiais, já que este não é o estado natural do líquido. Em contrapartida, a água fria pressagia prosperidade e sorte para o sonhador.

3 comentários em “Sonhar com Água – Significado do Sonho

  1. Sonhei q estava pegando água num lago água limpa mas no fundo barrenta em volta do lago tinha várias folhas bem verdes.

  2. sonhei que estava numa casa grande de janelas grandes e ovaladas em cima, e eu estava falar dentro para fora e estava a dirigir o dialogo para as filhas e marido que estavam a chegar familia de longe , e queriam tomar banho na piscina municipal e eu respondi ao meu marido porque isr a piscina municipal se aonde estavamos havia um lago lindissimo com pedrinhas iguais a da minha loja, que tenho em decoração, e no lagoa agua era limpida e corrente… aquilo ficou me na memoria de quando acordei..parecia que estava mesmo vivendo aquele momento lindissimo….gostaria de saber o significado…ah! e a casa tipo mansão, era de um cor de rosa velho, quaze bordeaux…nada do que esperava..mas a minha casa e de cor de rosa clarinho…e tenho no meu local de trabalho como decoração pedrinhas… mas agua não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *